Reabilitação neuropsicológica para funções executivas em um paciente com dislexia
estudo com delineamento experimental de caso único
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240040Palavras-chave:
Neuropsicologia, Reabilitação, Função Executiva, Dislexia, AdolescenteResumo
A dislexia é um transtorno do desenvolvimento que prejudica diferentes funções cognitivas e requer tratamento interdisciplinar. Até o momento, a literatura descrevendo programas de reabilitação neuropsicológica para jovens com dislexia é escassa. Este estudo experimental de caso único teve como objetivo investigar os efeitos de um programa de reabilitação neuropsicológica para funções executivas em um paciente com dislexia do desenvolvimento. O paciente era um menino de 13 anos frequentando o 7º ano do Ensino Fundamental, que foi avaliado por instrumentos de funções executivas e compreensão de leitura. A intervenção consistiu em 28 sessões de 60 minutos por semana, e o paciente foi reavaliado pós-intervenção pelos mesmos instrumentos. As pontuações do paciente foram comparadas a uma amostra de controle de seis estudantes sem deficiências de aprendizado. Todas as análises estatísticas foram realizadas usando um programa desenvolvido especificamente para estudos de design experimental de caso único em neuropsicologia. A intervenção afetou positivamente o controle inibitório, a memória de trabalho, o planejamento, o uso de estratégias de aprendizado e compreensão, e a compreensão de leitura. Este estudo mostra a eficácia de um programa de reabilitação neuropsicológica e indica que este tipo de intervenção pode ajudar a reduzir os déficits de funções executivas em pacientes com dislexia do desenvolvimento.
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