Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Psicopedagogia (ISSN-e 2179-4057) é um periódico científico, revisado por pares e editado pela Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). O periódico nasceu da expectativa de engajamento dos psicopedagogos brasileiros com a pesquisa e a produção científica na área. A revista vem continuamente ampliando suas publicações no âmbito interdisciplinar dialogando com profissionais de áreas correlatas à Psicopedagogia.
A revista tem por objetivo publicar artigos inéditos na área de Psicopedagogia, em especial: resultados de pesquisa de caráter teórico/empírico; revisões críticas da literatura de pesquisa educacional - temática ou metodológica; reflexões críticas sobre experiências educacionais que ampliem e aprofundem o conhecimento na área e que não tenham sido publicados em outros periódicos.
- Aprendizagem: diferentes abordagens;
- Avaliação em Psicopedagogia: instrumentos;
- Ensinagem - Recursos para intervenção;
- Família – escola e Psicopedagogia;
- Identidade, Formação profissional e Campos de atuação em Psicopedagogia;
- Intervenção e Avaliação psicopedagógica da Infância ao adulto;
- Pesquisa em Psicopedagogia;
- Políticas Públicas de Educação: inclusão e diversidade;
- Psicopedagogia e interdisciplinaridade na aprendizagem
- Tecnologias e a Psicopedagogia;
Frequência de publicação
A Revista Psicopedagogia é publicada em periodicidade quadrimestral (três vezes ao ano).
Política de Acesso Aberto
A Revista Psicopedagogia é um periódico científico de acesso aberto e todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua Instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da editora do periódico ou do(s) autor(es). Esta declaração está de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
A Revista Psicopedagogia não cobra taxas dos autores pela submissão e nem pela publicação dos artigos aprovados.
Política de Autoarquivamento
Autores de artigos publicados na Revista Psicopedagogia podem autoarquivar seus artigos em repositórios institucionais, sites pessoais e outros meios em sua versão pós-print (final, diagramada e publicada no site da revista). Para mais informações, consulte a política da revista no site do DIADORIM.
Histórico da Revista
A primeira publicação da ABPp foi lançada em 1982, de lá até os dias de hoje vem sendo publicada ininterruptamente. Primeiro recebeu o nome de “Boletim da Associação de Psicopedagogos de São Paulo”; em 1986 tornou-se o ‘Boletim da Associação Brasileira de Psicopedagogia’.
Em 1991, a partir da edição 21, foi transformado em Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Em 2003, já na edição 61, iniciou-se um percurso e esforços contínuos para alcançar maior reconhecimento científico dessa publicação.
Em 2005, na edição 69, a revista recebeu pela primeira vez qualificação (B) Nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), ligada ao Ministério da Educação, e obteve sua indexação pela Lilacs.
Em 2006, na edição 72, tivemos uma edição comemorativa dos 25 anos da ABPp. Nessa época, a revista já havia sido indexada a oito importantes Bases de Dados Nacionais e Internacionais e se fortaleceu como fonte de consulta respeitada no meio acadêmico.
Em 2009, a partir da edição 81, comprometida com a divulgação do conhecimento acerca da Psicopedagogia e atendendo a um pleito mundial de contenção de gastos das reservas naturais e proteção ao meio ambiente, esse periódico passou a ser publicado por meios eletrônicos, com acesso aberto, sem qualquer restrição a consultas públicas.
Em setembro de 2010, alcançou-se a indexação no PePSIC - Periódicos Eletrônicos em Psicologia. A partir de 2010, as edições quadrimestrais passaram a poder ser livremente acessadas em todas as partes do mundo.
Em 2016, publicamos mais uma edição comemorativa. A 100ª edição da Revista Psicopedagogia, representou um marco importante na história da Associação e da própria Psicopedagogia no Brasil.
Ainda em 2016, após a comemoração dos 35 anos da ABPp, foi lançado o novo site da Revista, compatível com o que há de mais atual entre as publicações científicas internacionais.
Atualizado em junho/2022.