Para os artigos submetidos a partir do dia 1º de junho de 2022, informamos que as normas utilizadas para citações e referências passarão a ser as da American Psychological Association (APA), 7ª edição, em substituição às normas Vancouver anteriormente utilizadas. No documento a seguir apresentamos alguns dos principais exemplos de citações e referências utilizando as normas da APA 7ª edição.
O documento foi elaborado com base nas informações e exemplos das seguintes fontes:
- Site da APA: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references; https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/citations
- Manual da Universidade de Aveiro - https://www.ua.pt/file/62230;
- Manual da Universidade de Brasília - https://bce.unb.br/wp-content/uploads/2020/10/Capacita%C3%A7%C3%A3o-BCE-APA-2020-10-29.pdf
Para facilitar a elaboração de referências e citações sugerimos que os autores utilizem o gerenciador de referências Mendeley, utilizado o estilo de citação “American Psychological Association 7th edition”. Alternativamente, os autores também podem utilizar recursos online para auxiliar na elaboração das referências, como o Scribbr (https://www.scribbr.com/apa-citation-generator/).
Citações
A APA utiliza o sistema de citação autor-data e as citações devem conter os elementos a seguir: sobrenome do autor, ano de publicação do documento e, caso seja uma citação direta, os números das páginas citadas. Caso sejam citadas duas ou mais publicações ao mesmo tempo, cada citação deve ser separada por ponto e vírgula (;) e apresentada em ordem alfabética segundo o sobrenome dos autores.
Exemplos:
(Martinelli & Genari, 2009; Berridge & Kringelbach, 2013).
(Batista & Mantoan, 2006, p. 56).
Regras gerais para apresentação dos autores nas citações:
Autores | Citação no texto | Citação entre parênteses |
Um autor | Guimarães (2020) | (Guimarães, 2020) |
Dois autores | Uehara e Landeira-Fernandez (2010) | (Uehara & Landeira-Fernandez, 2010) |
Três ou mais autores | Capellini et al. (2007) | (Capellini et al., 2007) |
Autores institucionais / coletivos (com abreviação) | 1ª citação - Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD, 2010) Citações subsequentes - OECD (2010) |
1ª citação - (Organisation for Economic Co-operation and Development [OECD], 2010) Citações subsequentes - (OECD, 2010) |
Autores institucionais / coletivos (sem abreviação) | Stanford University (2020) | (Stanford University, 2020) |
Citação direta
Para citações diretas, ou seja, quando há transcrição literal do texto elaborado por outros autores, aplicam-se as seguintes regras:
Citação direta breve (até 40 palavras): transcrição do texto do outro autor é inserida no próprio texto entre aspas. Incluir a página consultada (p.) ou o intervalo de páginas consultado (pp.).
Exemplo:
Conforme Beyer (2006) “a educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (p. 73).
“A educação inclusiva caracteriza-se como um novo princípio educacional, cujo conceito fundamental defende a heterogeneidade na classe escolar, como situação provocadora de interações entre crianças com situações pessoais as mais diversas” (Beyer, 2006, p. 73).
Citação direta extensa (mais de 40 palavras): a transcrição literal do texto de outro autor deve ser inserida de forma destacada no texto com recuo da margem esquerda em 1,27 cm para todas as linhas. Não incluir aspas na citação.
Exemplo:
O problema de aprendizagem que constitui um ‘sintoma’ ou uma ‘inibição’ toma forma em um indivíduo, afetando a dinâmica de articulação entre os níveis de inteligência, o desejo, o organismo e o corpo, redundando em um aprisionamento da inteligência e da corporeidade por parte da estrutura simbólica inconsciente (Fernández, 1991, p. 82).
Referências
Formatação:
- Colocar a seção de Referências em uma nova página após o final do texto
- Espaçamento entre linhas – simples
- Referências em ordem alfabética
- Tamanho da fonte – igual ao do texto
- Texto alinhado à esquerda
- Em cada referência, adicionar recuo de 1,27 cm (1 tab) a partir da segunda linha
Regras gerais para apresentação dos autores nas referências:
Autores | Regras | Exemplos |
Um autor | Autor, A. A. | Barlow, D. H. (2014). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual. The Guilford Press. |
Dois a 20 autores | Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., & Autor, D. D.
|
Watson, S., Gunasekaran, G., Gedye, M., van Roy, Y., Ross, M., Longdin, L., & Brown, L. (2003). Law of business organisations (4th ed.). Palatine Press. |
21 ou mais autores | Autor, A. A., Autor, B. B., Autor, C. C., Autor, D. D., Autor, E. E., Autor, F. F., Autor, G. G., Autor, H. H., Autor, I. I., Autor, J. J., Autor, K. K., Autor, L. L., Autor, M. M., Autor, N. N., Autor, O. O., Autor, P. P., Autor, Q. Q., Autor, R. R., Autor, S. S., ... Autor, Z. Z.
|
Loannidis, N. M., Rothstein, J. H., Pejaver, V., Middha, S., McDonnell, S., Baheti, S. Musolf, A., Li, Q., Holzinger, E., Karyadi, D., Cannon-Albright, L., Teerlink, C, C., Stanford, J. L., Isaacs, W. B., Xu, J., Cooney, K., Lange, E., Schleutker, J., Carpten, J. D., ... Weiver, S. (2016). Revel: An ensemble method for predicting the pathogenicity of rare missense variants. American Journal of Human Genetics, 99(4) 877-85. https://doi.org/10.1016/j.ajhg.2016.08.016 |
Autores institucionais | Nome completo da instituição/organização | American Psychological Association. (2010). Publication manual of the American Psychological Association. APA. |
Exemplos de Referências
Apresentamos a seguir alguns exemplos dos principais tipos de referências. Para outros exemplos de referências utilizando a norma APA de formatação, acesse o site: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples
Artigos em Periódico
Formato geral:
Sobrenome autor, X. Y. (Ano). Título do artigo. Título do periódico, v(nº), pp (ou número do artigo). DOI ou URL (se disponível)
Exemplos:
Facci, M. G. D. (2019). O adoecimento do professor frente à violência na escola. Fractal: Revista de Psicologia, 31(2), 130-142. https://doi.org/10.22409/1984-0292/v31i2/5647
Alves, C. F. (2015). Bullying: gestão escolar e a saúde pública, uma revisão da literatura. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, 6(3), 2919-2933. https://doi.org/10.18673/gs.v6i3.22423
Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000097
Nesello, F., Sant’Anna, F. L., Santos, H. G. dos, Andrade, S. M. de, Mesas, A. E., & González, A. D. (2014). Características da violência escolar no Brasil: revisão sistemática de estudos quantitativos. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, 14(2), 119–136. https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000200002
Pei, X., Howard-Jones, P. A., Zhang, S., Liu, X., & Jin, Y. (2015). Teachers’ Understanding about the Brain in East China. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 174, 3681–3688. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.01.1091
Livros
Formato geral:
Sobrenome, X. Y. (Ano). Título: Subtítulo (Edição – a partir da segunda). Editora. DOI ou URL (se disponível)
Observação: Caso sejam duas editoras, separar por ponto e vírgula.
Exemplos:
Piaget. J., & Inhelder, B (1993). A representação do espaço na criança. Artes Médicas.
Wechsler, D. (2013). WISC IV: Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (4. ed.). Pearson; Casa do Psicólogo.
Soares, E. M. do S., & Teixeira, L. M. (Orgs.). (2018). Práticas educativas e cultura de paz: articulando saberes e fazeres. EDUCS. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-praticas-educativas.pdf
Organisation for Economic Co-operation and Development (2002). Understanding the Brain: Towards a New Learning Science. OECD. https://doi.org/10.1787/9789264174986-en
Capítulos de Livro
Formato geral:
Sobrenome, X. Y. (Ano). Título do capítulo. In X. Y. Sobrenome (Ed./Eds./Org./Orgs.), Título do livro: Subtítulo (Edição, v., pp.). Editora. DOI ou URL (se disponível)
Observação: Caso sejam duas editoras, separar por ponto e vírgula.
Martins, A. C., & Capovilla, F. C. (2017). Pesquisa lexicográfica da Língua de Sinais Brasileira: o caso da Região Sul e do Distrito Federal. In R. C. Zambrano, & C. F. Pedroza (Orgs.), Comunidades surdas da América Latina: Língua, cultura, educação, identidade(pp. 167-180). Editora Bookess.
Medeiros, P. C., & Loureiro, S. R. (2004). A observação clínica do comportamento de crianças com queixas de dificuldades de aprendizagem. In E. M. Marturano, M. B. M. Linhares, & S. R. Loureiro (Orgs.). Vulnerabilidade e Proteção: indicadores na trajetória do desenvolvimento escolar(pp. 107-136). Casa do Psicólogo.
Artigos em Anais de Congresso
Formato geral:
Sobrenome, W. (Ano, dia mês). Título: subtítulo. [Tipo de contribuição]. Nome do evento, Local. URL ou DOI.
Exemplos:
Helen Cristina Vieira Costa, H. C. V., Cunha, M. N. B., & Costa, S. V. (2020, 7 de novembro). Formação docente: a relevância da especialização em psicopedagogia [Sessão de pôsteres]. Simpósio Nacional de Psicopedagogia, São Paulo.
Teses e Dissertações
Formato geral:
Sobrenome, X. Y. (Ano). Título: Subtítulo (Número da publicação – se disponível). [Dissertação de mestrado/Tese de doutorado, Nome da instituição que outorgou o diploma]. Nome da Base de Dados ou Repositório. DOI ou URL (se disponível)
Exemplos:
Martins, A. C. (2017 Lexicografia, metalexicografia e natureza da iconicidade da Língua de Sinais Brasileira (Libras). [Tese de doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.47.2017.tde-31082017-191248
Fávero, M. T. M. (2004). Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem da escrita. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Maringá]. http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Maria_Teresa.pdf
Atualizado em junho/2022.