Modelo de resposta à intervenção e a matemática

revisão sistemática

Autores/as

  • Rita dos Santos de Carvalho Picinini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Simone Aparecida Capellini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Giseli Donadon Germano Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240051

Palabras clave:

Intervenção Educacional Precoce, Ensino Fundamental, Matemática

Resumen

A matemática é importante para o nosso dia a dia; por isso, cada vez mais aumenta a preocupação com escolares que demonstram dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. É necessário identificar essas dificuldades e fornecer instruções frequentes e sistemáticas que auxiliem os escolares a melhorar o seu desempenho. O Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) identifica escolares de risco para dificuldades acadêmicas matemáticas e fornece intervenções em multicamadas com base em evidências científicas. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre o uso do Modelo de Resposta à Intervenção com as dificuldades matemáticas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Foram encontrados apenas dois estudos que examinaram os efeitos do uso do Modelo de Resposta à Intervenção para as dificuldades de matemáticas; entretanto, esses estudos demonstraram que o uso do Modelo RTI contribuiu para o sucesso do desempenho dos escolares em habilidades acadêmicas matemáticas.

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Publicado

2024-12-01

Cómo citar

Picinini, R. dos S. de C., Capellini, S. A., & Germano, G. D. (2024). Modelo de resposta à intervenção e a matemática: revisão sistemática. Revista De Psicopedagogía, 41(126), 579–588. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240051

Número

Sección

Artigo de Revisão