Avaliação psicológica

uso do livro na investigação de aspectos socioemocionais

Autores/as

  • Lais Marlene Miranda Franca Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Roberta Cravo de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Raquel Donegá de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Nayara Mesquita Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Rebecca de Araújo Dias Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Mara Sizino da Victoria Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240047

Palabras clave:

Técnicas de Avaliação, Metodologia de Avaliação, Psicologia Infantil, Literatura Infantil, Procedimento Diagnóstico

Resumen

A Avaliação Psicológica Infantil (API) é um processo que demanda adequação ao público. A proposta deste artigo é contribuir com o trabalho do avaliador, apresentando um tutorial sobre o uso do livro “Ernesto”, de Blandina Franco e José Carlos Lollo (2016), como fonte complementar neste processo. A literatura infantil é um recurso lúdico que possibilita acessar o mundo vivencial por meio da coleta de dados subjetivos e objetivos, tais como aspectos socioemocionais, cognitivos e comportamentais. Para apresentar essa proposta, parte-se de uma breve revisão sobre a API, avançando para o constructo socioemocional. Em seguida, o tutorial se debruça sobre o texto literário, sugerindo procedimentos de pré-leitura, de leitura propriamente dita e de pós-leitura, a partir de categorias de definição, exploração e identificação dos elementos textuais verbais e não verbais da obra. Por fim, destaca-se a relevância de investigar procedimentos de API pertinentes às necessidades subjetivas da criança.

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Biografía del autor/a

Lais Marlene Miranda Franca, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia, Universidade Federal Fluminense.

Roberta Cravo de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia.

Raquel Donegá de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ); Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Letras (UNIB) e Pedagogia (UNINTER); Especialista em Língua Portuguesa (PUC-SP), Neuropsicopedagogia e Educação Especial (UNIFAVENI).

Nayara Mesquita Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia.

Rebecca de Araújo Dias, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduanda em Psicologia.

Mara Sizino da Victoria, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Saúde Mental (IPUB/UFRJ); Professora adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2024-12-01

Cómo citar

Franca, L. M. M., Oliveira, R. C. de, Oliveira, R. D. de, Ribeiro, N. M., Dias, R. de A., & Victoria, M. S. da. (2024). Avaliação psicológica: uso do livro na investigação de aspectos socioemocionais. Revista De Psicopedagogía, 41(126), 533–545. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240047

Número

Sección

Artigo Original