Desempenho neuropsicológico de escolares em vulnerabilidade socioeconômica

Autores

  • Danielle Diniz de Paula Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Flaviana Gomes da Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Juliana Nunes Santos Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) da Universidade Federal de Lavras
  • Letícia Corrêa Celeste Universidade de Brasília
  • Luciana Mendonça Alves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240050

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Cognição, Aprendizagem, Vulnerabilidade

Resumo

Objetivo: Analisar o desempenho em tarefas neuropsicológicas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com e sem queixa de mau desempenho acadêmico, durante a pandemia da COVID-19. Método: Estudo observacional analítico transversal realizado com 100 indivíduos de 7 a 17 anos, entre julho/2020 e janeiro/2021. Instrumentos: NEUPSILIN e NEUPSILIN-Inf. Resultados: Das avaliações, 42,9% dos participantes apresentaram queixa de mau desempenho acadêmico. Na análise multivariada observou-se diferença estatística nos subtestes de aritméticas e linguagem oral. Na análise univariada, observou-se diferença estatística em alguns subtestes de memória, aritmética, linguagem oral e escrita e funções executivas, na comparação dos grupos por desempenho acadêmico. E, por faixa etária, houve diferença estatística em subtestes de memória, linguagem oral e escrita. Não houve efeito significativo da idade no resultado das tarefas avaliadas. Considerações: Os resultados indicam que, na população estudada, os maiores prejuízos foram nas tarefas de habilidades aritméticas, linguagem oral e escrita.

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Biografia do Autor

Danielle Diniz de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fonoaudióloga; Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Flaviana Gomes da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fonoaudióloga; Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da UFMG.

Juliana Nunes Santos, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) da Universidade Federal de Lavras

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG; Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) da Universidade Federal de Lavras, Campus São Sebastião do Paraíso.

Letícia Corrêa Celeste, Universidade de Brasília

Fonoaudióloga. Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pós-doutora pela Université Paris Diderôt; Universidade de Brasília.

Luciana Mendonça Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fonoaudióloga; Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage (LPL), Aix-Marseille Université, França; UFMG.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Paula, D. D. de, Silva, F. G. da, Santos, J. N., Celeste, L. C., & Alves, L. M. (2024). Desempenho neuropsicológico de escolares em vulnerabilidade socioeconômica. Revista Psicopedagogia, 41(126), 498–511. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240050

Edição

Seção

Artigo Original