Avaliação psicológica
uso do livro na investigação de aspectos socioemocionais
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240047Palavras-chave:
Técnicas de Avaliação, Metodologia de Avaliação, Psicologia Infantil, Literatura Infantil, Procedimento DiagnósticoResumo
A Avaliação Psicológica Infantil (API) é um processo que demanda adequação ao público. A proposta deste artigo é contribuir com o trabalho do avaliador, apresentando um tutorial sobre o uso do livro “Ernesto”, de Blandina Franco e José Carlos Lollo (2016), como fonte complementar neste processo. A literatura infantil é um recurso lúdico que possibilita acessar o mundo vivencial por meio da coleta de dados subjetivos e objetivos, tais como aspectos socioemocionais, cognitivos e comportamentais. Para apresentar essa proposta, parte-se de uma breve revisão sobre a API, avançando para o constructo socioemocional. Em seguida, o tutorial se debruça sobre o texto literário, sugerindo procedimentos de pré-leitura, de leitura propriamente dita e de pós-leitura, a partir de categorias de definição, exploração e identificação dos elementos textuais verbais e não verbais da obra. Por fim, destaca-se a relevância de investigar procedimentos de API pertinentes às necessidades subjetivas da criança.
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