Experiências de educadoras na alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240048Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Alfabetização, Professor, LeituraResumo
Introdução: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades na comunicação, linguagem, esquema corporal e funções executivas, devido às lacunas no seu desenvolvimento. Tais dificuldades trazem grandes impactos no processo de aprendizagem escolar, especialmente no período de alfabetização. Desse modo, o professor necessita de conhecimentos específicos e práticas inclusivas que possibilitem o progresso no desempenho escolar e contemplem habilidades preditoras para o sucesso na alfabetização. Objetivo: Desvelar a atuação prática de educadoras sobre a alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual participaram 17 educadoras de uma escola municipal pública da cidade de Salvador-BA. As participantes foram entrevistadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, sendo realizados registros em diário de campo. Resultados: A análise de conteúdo das falas das educadoras possibilitou a identificação de três categorias temáticas: 1. Jornada de trabalho do professor; 2. Consciência fonológica para a alfabetização; 3. Atuação prática na alfabetização de escolares com deficiência intelectual. Considerações: As educadoras demonstraram ter experiência e conhecimento na alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual. Suas práticas são pautadas na estimulação de habilidades de consciência fonológica, de forma lúdica e diversificada.
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