Experiências de educadoras na alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual

Autores

  • Lais Alves Porto Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Sâmela Mota Regis de Souza Faculdade Novo Horizonte (FNH)
  • Gisele de Lima Centro Universitário São Miguel (UNISÃOMIGUEL)
  • Wleydson Henrique Lourenço de Souza Centro Universitário São Miguel (UNISÃOMIGUEL)
  • Angélica Galindo Carneiro Rosal Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240048

Palavras-chave:

Deficiência Intelectual, Alfabetização, Professor, Leitura

Resumo

Introdução: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades na comunicação, linguagem, esquema corporal e funções executivas, devido às lacunas no seu desenvolvimento. Tais dificuldades trazem grandes impactos no processo de aprendizagem escolar, especialmente no período de alfabetização. Desse modo, o professor necessita de conhecimentos específicos e práticas inclusivas que possibilitem o progresso no desempenho escolar e contemplem habilidades preditoras para o sucesso na alfabetização. Objetivo: Desvelar a atuação prática de educadoras sobre a alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual participaram 17 educadoras de uma escola municipal pública da cidade de Salvador-BA. As participantes foram entrevistadas por meio de uma entrevista semiestruturada individual. Todas as entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra, sendo realizados registros em diário de campo. Resultados: A análise de conteúdo das falas das educadoras possibilitou a identificação de três categorias temáticas: 1. Jornada de trabalho do professor; 2. Consciência fonológica para a alfabetização; 3. Atuação prática na alfabetização de escolares com deficiência intelectual. Considerações: As educadoras demonstraram ter experiência e conhecimento na alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual. Suas práticas são pautadas na estimulação de habilidades de consciência fonológica, de forma lúdica e diversificada.

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Biografia do Autor

Lais Alves Porto, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda em Letras.

Sâmela Mota Regis de Souza, Faculdade Novo Horizonte (FNH)

Pós-graduada em Linguagem.

Gisele de Lima, Centro Universitário São Miguel (UNISÃOMIGUEL)

Graduação.

Wleydson Henrique Lourenço de Souza, Centro Universitário São Miguel (UNISÃOMIGUEL)

Graduação.

Angélica Galindo Carneiro Rosal, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Porto, L. A., Souza, S. M. R. de, Lima, G. de, Souza, W. H. L. de, & Rosal, A. G. C. (2024). Experiências de educadoras na alfabetização fônica de escolares com deficiência intelectual. Revista Psicopedagogia, 41(126), 512–519. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240048

Edição

Seção

Artigo Original