Vocabulário, consciência sintática e leitura nas dificuldades de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240046Palavras-chave:
Vocabulário, Leitura, Compreensão, Testes de Linguagem, AprendizagemResumo
A leitura é uma habilidade complexa, pois envolve aspectos linguísticos, cognitivos e ambientais, além de ser essencial para a adequada inserção social. A literatura descreve preditores imprescindíveis para o processo de aquisição da linguagem escrita. Dentre os preditores da compreensão leitora, o vocabulário é o mais citado, porém estudos começaram a investigar a contribuição da consciência sintática nessa habilidade de leitura. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar se há influência do vocabulário e consciência sintática na leitura de escolares com dificuldades de aprendizagem. Trata-se de um estudo documental retrospectivo. A amostra foi composta por 36 escolares do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental, 23 (64%) do gênero masculino e 13 (36%) do gênero feminino. Foram avaliadas as habilidades de vocabulário receptivo, consciência sintática e leitura. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial, por meio do Coeficiente de Correlação de Spearman e do Teste de Kruskall-Wallis. O nível de significância estatística adotado para todos os testes foi de p≤0,05. Os resultados indicaram que escolares com nível de leitura alfabético ou ortográfico apresentaram melhor desempenho em consciência sintática. Em relação à compreensão leitora, os escolares que apresentaram compreensão parcial ou total de leitura obtiveram melhor desempenho em vocabulário e consciência sintática e houve correlação significativa positiva entre as habilidades vocabulário e consciência sintática.
Downloads
Referências
Befi-Lopes, D. M., Nuñes, C. O., & Cáceres, A. M. (2013). Correlação entre vocabulário expressivo e extensão média do enunciado em crianças com alteração específica de linguagem. Revista CEFAC, 15(1), 51-57. https://doi.org/10.1590/S1516-18462012005000017
Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. MEC. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Brimo, D., Apel, K., & Fountain, T. (2017). Examining the contributions of syntactic awareness and syntactic knowledge to reading comprehension. Journal of Research in Reading, 40(1), 57-74. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12050
Bublitz, G. K. (2010). A consciência sintática de crianças que ingressam aos 6 anos no ensino fundamental. Letras de Hoje, 45(3), 92-97. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/8127
Cain, K. (2007). Syntactic awareness and reading ability: is there any evidence for a special relationship? Applied Psycholinguistics, 28(4), 679-694. https://doi.org/10.1017/S0142716407070361
Capellini, S. A., & Cavalheiro, L. G. (2000). Evaluation of the reading level and velocity in children with and without reading difficulty. Temas Sobre Desenvolvimento, 51(9), 5-12. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-299793
Capovilla, F. C. (2011). Teste de vocabulário por figuras USP – TVfusp. Memnon.
Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (2006). Prova de Consciência Sintática (PCS). Memnon.
Condemarin, M., & Blomquist, M. (1989). Dislexia: manual de leitura corretiva. Artes Médicas.
Cruz, C. M., & Silva, F. B. (2017). A leitura e sua relevância no processo de ensino aprendizagem: o papel do professor na contação de história como incentivo ao hábito da leitura. Revista Saberes Docentes, 2(3), 1-19. https://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rsd/article/view/76
Deacon, S. H., & Kieffer, M. J. (2018). Understanding How Syntactic Awareness Contributes to Reading Comprehension: Evidence From Mediation and Longitudinal Models. Journal of Educational Psychology, 110(1), 72-86. https://doi.org/10.1037/edu0000198
Frith, U. (1985). Beneath the surface of developmental dyslexia. In K. E. Patterson, J. C. Marshall, & M. Coltheart (Eds.), Surface dyslexia: neuropsychological and cognitive studies of phonological reading (pp. 301-330). Lawrence Erlbaum.
Gândara, J. P., & Befi-Lopes, D. M. (2010). Tendências da aquisição lexical em crianças em desenvolvimento normal e crianças com Alterações Específicas no Desenvolvimento da Linguagem. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 15(2), 297-304. https://doi.org/10.1590/S1516-80342010000200024
Grégoire, J., & Piérart, B. (1997). Avaliação dos problemas de leitura: os novos modelos teóricos e suas implicações diagnósticas. Artes Médicas.
Guimarães, S. B., & Mousinho, R. (2019). Papel do Vocabulário para as Habilidades de Compreensão Leitora. Psico-USF, 24(4), 685-697. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240407
Mariángel, S. V., & Jiménez, J. E. (2016). Desarrollo de la consciencia sintáctica y fonológica en niños chilenos: un estudio transversal. Revista Latinoamericana de Psicología, 48(1), 1-7. https://doi.org/10.1016Zj.rlp.2015.09.010
Mokhtary, K., & Niederhauser, D. S. (2013). Vocabulary and syntactic knowledge factors in 5th grade students’ reading comprehension. International Electronic Journal of Elementary Education, 5(2), 157-170. http://hdl.handle.net/10950/1178
Mota, M., Mota, D. C. B., Cota, J., Mansur, S., Lima, S., Calzavara, Á., Cunha, N., & Banhato, E. (2009). Consciência morfossintática, alfabetização e contextos do desenvolvimento. Psico-USF, 14(1), 11-18. https://doi.org/10.1590/S1413-82712009000100003
Navas, A. L. G. P., Ferraz, E. C, & Borges, J. P. A. (2014). Phonological processing déficits as a universal model for dyslexia: evidence from different orthographies. CoDAS, 26(6), 509-519. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20142014135
Nalom, A. F., Soares, A. J., & Cárnio, M. S. (2015). The relevance of receptive vocabulary in reading comprehension. CoDAS, 27(4), 333-338. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20152015016
Oliveira, A. G., Conceição, M. C. P., Figueiredo, M. R., Campos, J. L. M., Santos, J. N., & Martins-Reis, V. O. (2016). Association between the performance in reading of words and the availability of home environment resources. Audiology Communication Research, 21, e1680. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2016-1680
Psyridou, M., Tolvanen, A., Jong, P. F., Lerkkanen, M. K., Poikkeus, A. M., & Torppa, M. (2021). Developmental profiles of reading fluency and reading comprehension from grades 1 to 9 and their early identification. Developmental Psychology, 57(11), 1840-1854. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/dev0000976
Rego, L. L. B., & Buarque, L. L. (1997). Consciência sintática, consciência fonológica e aquisição de regras ortográficas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 10(2), 199-217. https://doi.org/10.1590/S0102-79721997000200003
Rodríguez-Ortiz, I. R., Moreno-Pérez, F. J., Simpson, I. C., Valdés-Coronel, M., & Saldaña, D. (2021). The influence of syntactic knowledge on reading comprehension varies as a function of oral vocabulary in Spanish-speaking children. Journal of Research in Reading, 44(3), 695-714. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12363
Santos, A. A. A., Ferraz, A. S., & Rueda, F. J. M. (2018). Relações entre a Compreensão de Leitura e as Habilidades Metalinguísticas. Psicologia Escolar E Educacional, 22(2), 301-309. https://doi.org/10.1590/2175-35392018026239
Saraiva, R. A., Moojen, S. M. P., & Munarski, R. (2015). Avaliação da compreensão leitora de textos expositivos: para fonoaudiólogos e psicopedagogos (3ª ed.). Casa do Psicólogo.
Schoenel, A. S. P., Escarce, A. G., Araújo, L. L., & Lemos, S. M. A. (2020). Influência do processamento fonológico no mau desempenho escolar: revisão sistemática de literatura. Codas, 32(5), e20180255. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20192018255
Sidek, H. M., & Rahim, H. Ab. (2015). The role of vocabulary knowledge in reading comprehension: a cross-linguistic study. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 197(1), 50-56. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.07.046
Simpson, I. C., Moreno-Pérez, F. J., Rodríguez-Ortiz, I. d. l. R., Valdés-Coronel, M., & Saldaña, D. (2020). The effects of morphological and syntactic knowledge on reading comprehension in Spanish speaking children. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 33(2), 329-348. https://doi.org/10.1007/s11145-019-09964-5
Stappen, C. V., & Reybroeck, M. V. (2018). Phonological awareness and rapid automatized naming are independent phonological competencies with specific impacts on word reading and spelling: an intervention study. Frontiers in Psychology, 9(320), 1-16. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00320
Tambyraja, S. R., Farquharson, K., Logan, J. A., & Justice, L. M. (2015). Decoding skills in children with language impairment: contributions of phonological processing and classroom experiences. American Journal of Speech-language Pathology, 24(2), 177-188. https://doi.org/10.1044/2015_AJSLP-14-0054
Teixeira, B. S., Schiefer, A. M., Carvalho, C. A. F., & Ávila, C. R. B. (2016). Compreensão oral e leitora e consciência sintática nas alterações de leitura e escrita. Revista CEFAC, 18(6), 1370-1378. https://doi.org/10.1590/1982-021620161862216
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luana Gabriele Garcia de Souza, Hellen França Alcantara, Alexandre Lucas de Araújo Barbosa, Tais de Lima Ferreira-Mattar, Cíntia Alves Salgado-Azoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.