O interesse do modelo cognitivo compartilhado da relação leitura-escrita à alfabetização

Autores

  • Wagner Ferreira Angelo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Dalva Maria Alves Godoy Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240044

Palavras-chave:

Relação Leitura-Escrita, Modelo Cognitivo Compartilhado, Alfabetização, Política Educacional

Resumo

O presente trabalho discute a relação entre leitura e escrita a partir de três modelos teóricos centrais à sua compreensão, o modelo funcional, o modelo sociocognitivo e o modelo cognitivo compartilhado, e tem como objetivo investigativo descrever a importância do modelo cognitivo compartilhado por sua relevância à compreensão da alfabetização em acordo com as políticas educacionais brasileiras mais recentes, a saber: a Base Nacional Comum Curricular e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória. Os resultados da análise demonstraram que há uma relação próxima entre o modelo cognitivo compartilhado e as políticas educacionais atuais, inclusive, acarretando benefícios no tocante ao ensino-aprendizagem das habilidades de ler e de escrever favoráveis à melhoria na qualidade da alfabetização, à formação docente, ao fortalecimento de conhecimentos sobre o português e ao alcance das metas das políticas educacionais previamente mencionadas.

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Biografia do Autor

Wagner Ferreira Angelo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Alfabetização e Letramentos pelo Instituto Federal Catarinense (IFC-Camboriú); Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Dalva Maria Alves Godoy, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora e mestre em Letras e especialista em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS.

Maria Eduarda Fernanda dos Santos de Fraga, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Angelo, W. F., Godoy, D. M. A., Pereira, V. W., & Fraga, M. E. F. dos S. de. (2024). O interesse do modelo cognitivo compartilhado da relação leitura-escrita à alfabetização. Revista Psicopedagogia, 41(126), 589–598. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240044

Edição

Seção

Artigo de Revisão