Intervenção psicoeducativa de estudantes universitários

efeitos na qualidade de vida

Autores

  • Adriana Assis Carvalho Universidade Federal de Jataí
  • Leandro do Prado Assunção Universidade Federal de Goiás
  • Keila Correia de Alcântara Universidade Federal de Goiás
  • Flávio Marques Lopes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240043

Palavras-chave:

Educação Superior, Estudantes, Qualidade de Vida

Resumo

A psicoeducação é uma forma de intervenção, podendo ser utilizada como medida de proteção e prevenção da saúde mental dos estudantes universitários. Este estudo avaliou o efeito de uma intervenção psicoeducativa na qualidade de vida de acadêmicos em duas universidades públicas do estado de Goiás. Estudo longitudinal quase-experimental do tipo antes e depois, realizado com os estudantes que participaram da intervenção em duas universidades públicas brasileiras. Utilizaram-se estratégias de promoção de autoconhecimento e princípios da teoria sistêmica. Os dados foram coletados durante os semestres de 2020 e 2021 por meio do questionário sociodemográfico e do WHOQOL-bref. As diferenças das variáveis em dois momentos distintos do estudo foram analisadas utilizando o teste t de Student pareado e o teste não paramétrico de Wilcoxon. O teste de McNemar foi utilizado para comparar as variáveis sociodemográficas e comportamentais antes e após a intervenção. Oitenta e seis estudantes passaram pela intervenção psicoeducativa, sendo a maioria do sexo feminino (72,09%), autodeclarada parda (40,7%), com menos de 23 anos (58,14%) e da área da saúde (66,28%). A autopercepção da qualidade de vida (p=0,001) e a pontuação para os domínios físico (p=0,001), psicológico (p<0,001) e relações sociais (p=0,001) foram significativamente maiores após.

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Biografia do Autor

Adriana Assis Carvalho, Universidade Federal de Jataí

Docente do curso de medicina da Universidade Federal de Jataí; Doutora em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Leandro do Prado Assunção, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Medicina Tropical e Saúde Pública, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Keila Correia de Alcântara, Universidade Federal de Goiás

Docente do curso de Farmácia; Doutora em Medicina Tropical, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

Flávio Marques Lopes, Universidade Federal de Goiás

Docente do curso de Farmácia; Doutor em Biologia, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Carvalho, A. A., Assunção, L. do P., Alcântara, K. C. de, & Lopes, F. M. (2024). Intervenção psicoeducativa de estudantes universitários: efeitos na qualidade de vida. Revista Psicopedagogia, 41(126), 520–532. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240043

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Seção

Artigo Original