Intervenção psicoeducativa de estudantes universitários
efeitos na qualidade de vida
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240043Palavras-chave:
Educação Superior, Estudantes, Qualidade de VidaResumo
A psicoeducação é uma forma de intervenção, podendo ser utilizada como medida de proteção e prevenção da saúde mental dos estudantes universitários. Este estudo avaliou o efeito de uma intervenção psicoeducativa na qualidade de vida de acadêmicos em duas universidades públicas do estado de Goiás. Estudo longitudinal quase-experimental do tipo antes e depois, realizado com os estudantes que participaram da intervenção em duas universidades públicas brasileiras. Utilizaram-se estratégias de promoção de autoconhecimento e princípios da teoria sistêmica. Os dados foram coletados durante os semestres de 2020 e 2021 por meio do questionário sociodemográfico e do WHOQOL-bref. As diferenças das variáveis em dois momentos distintos do estudo foram analisadas utilizando o teste t de Student pareado e o teste não paramétrico de Wilcoxon. O teste de McNemar foi utilizado para comparar as variáveis sociodemográficas e comportamentais antes e após a intervenção. Oitenta e seis estudantes passaram pela intervenção psicoeducativa, sendo a maioria do sexo feminino (72,09%), autodeclarada parda (40,7%), com menos de 23 anos (58,14%) e da área da saúde (66,28%). A autopercepção da qualidade de vida (p=0,001) e a pontuação para os domínios físico (p=0,001), psicológico (p<0,001) e relações sociais (p=0,001) foram significativamente maiores após.
Downloads
Referências
Adegbolagun, A., Ani, C., Adejumo, O., James, B., & Omigbodun, O. (2022). Effect of a group-based cognitive behavioural therapy program on the psychological wellbeing, quality of life and coping of students with sickle cell disease in Nigeria. International Journal of Disability, Development and Education, 69(3), 1095-1104. https://doi.org/10.1080/1034912X.2020.1755422
Alibak, F., & Alibak, M. (2021). Comparing online cognitive behavioural therapy versus online positive psychotherapy, well-being theory (PERMA) on test anxiety of online Learning students: a candomised control study. Journal of the Australian and New Zealand Student Services Association, 29(17), 6-17.
Alvarenga, A. B. C. S., Souza, M. O., Vital, S. J. S., Pereira, T. F., & Espuny, M. (2020). Avaliação da qualidade de vida em relação ao desempenho escolar dos alunos de cursos técnicos em gestão. Brazilian Journal of Development, 6(4), 18463-18483. https://doi.org/10.34117/bjdv6n4-135
Anversa, A. C., Santos Filha, V. A. V., Silva, E. B., & Fedosse, E. (2018). Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 26(3), 626-631. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1185
Araújo, A. S., & Silva, G. T. F. (2020). Vida Maria: curta metragem e a realidade do sertão nordestino. In T. C. Silva, & E. S. Simões (Orgs.), Educação em pauta: reflexões sobre ensino e aprendizagem (pp. 60-70). Editora Casaletras.
Araújo, R. B. S., Santana, R. J., Gonçalves, T. V., & Salcedo, D. A. (2010). Foto-fragmentos de memórias pessoais: olhar do estudante de biblioteconomia da UFPE. Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia. Documentação, Gestão, e Ciência da Informação, 33, 1-12.
Azevedo, L. G., Silva, D. C., Correa, A. A. M., & Camargos, G. L. (2020). Prevalência de ansiedade e depressão, nível de atividade física e qualidade de vida em estudantes universitários da área de saúde. Revista Científica UNIFAGOC, 5(1), 30-38.
Barbosa, L. N. F., Asfora, G. C. A., & Moura, M. C. de (2020). Anxiety and depression and psychoactive substance abuse in university students. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 16(1), 1-8. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.155334
Barros, S. C. V., & Mourão, L. (2018). Panorama da participação feminina na educação superior, no mercado de trabalho e na sociedade. Psicologia e Sociedade, 30, e174090. https://doi.org/10.1590/1807-0310/2018v30174090
Belasco, I. C., Passinho, R. S., & Vieira, V. A. (2019). Práticas integrativas e complementares na saúde mental do estudante universitário. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 71(1), 103-111.
Bello, L. D., & Marra, M. M. (2020). O fenômeno da transgeracionalidade no ciclo de vida familiar: casal com filhos pequenos. Revista Brasileira de Psicodrama, 28(2), 118-130. https://doi.org/10.15329/2318-0498.20168
Bernárdez-Gómez, A., & Belmonte, M. L. (2021). Pedagogia sistêmica e desenvolvimento pessoal na educação, questões a serem consideradas. Brazilian Applied Science Review, 5(1), 69-85. https://doi.org/10.34115/basrv5n1-006
Bezerra, J. E. M. S., Fernandes, C. E. R., Mendes, L. C. B., Jorge, M. S. B., & Coelho, M. R. (2021). Saúde mental de estudantes dos cursos de graduação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, 40(1), 321-333. https://doi.org/10.37702/ree2236-0158.v40p321-333.2021
Brandau, M., Vogt, M., & Garey, M. L. (2022). The impact of the COVID-19 pandemic and transition to distance learning on university faculty in the United States. International Education Studies, 15(3), 14-25. https://doi.org/10.5539/ies.v15n3p14
Brasil. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Bresolin, J. Z., Dalmolin, G. L., Vasconcellos, S. J. L., Andolhe, R., Morais, B. X., & Lanes, T. C. (2022). Stress and depression in university health students. Revista Rene, 23, e71879. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20222371879
Çakir, G., & Kalkavan, A. (2020). The relationship between healthy lifestyle behaviors and quality of life: an analysis on university students who are engaged in sports and who are not. European Journal of Physical Education and Sport Science, 6(5), 17-34. https://doi.org/10.5281/zenodo.3885875
Chang, J. J., Ji, Y., Li, Y. H., Pan, H. F., & Su, P. Y. (2021). Prevalence of anxiety symptom and depressive symptom among college students during COVID-19 pandemic: a meta- analysis. Journal of Affective Disorders, 292, 242-254. https://doi.org/10.1016/j.jad.2021.05.109
Chang, T. F. H., Ley, B. L., Ramburn, T. T., Srinivasan, S., Hariri, S., Purandare, P., & Subramaniam, B. (2022). Online Isha Upa Yoga for student mental health and well-being during COVID-19: a randomized control trial. Applied Psychology Health and Well-Being, 14(4), 1408-1428.
Cherulli, E. J. C. S. (2021). Filosofia Hellingeriana aplicada: educação sistêmica. Revista de Educação do Vale do Arinos RELVA, 8(1), 71-82. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5722
Costa, K. L. F., Simões, L. O., Souza, N. F. L., Andrade, V. S. M., Chaves, C. M. C. M., & Lopes, R. A. (2019). Avaliação dos níveis de ansiedade, estresse e qualidade de vida em acadêmicos de Fisioterapia. Fisioterapia Brasil, 20(5), 659-667. https://doi.org/10.33233/fb.v20i5.2729
Cotrim, L. V. P., Moura, I. G. S., Rêgo, E. F., & David, I. R. (2021). Prevalência de transtornos mentais comuns e qualidade de vida de universitários durante a pandemia COVID-19 / Prevalence of common mental disorders and quality of life of university students during the Covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Health Review, 4(6), 28231-28246. https://doi.org/10.34119/bjhrv4n6-373
Cuijpers, P., Auerbach, R. P., Benjet, C., Bruffaerts, R., Ebert, D., Karyotaki, E., & Kessler, R. C. (2019a). Introduction to the special issue: The WHO World Mental Health International College Student (WMH-ICS) initiative. International Journal of Methods in Psychiatric Research, 28(2), e1762. https://doi.org/10.1002/mpr.1762
Cuijpers, P., Auerbach, R. P., Benjet, C., Bruffaerts, R., Ebert, D., Karyotaki, E., & Kessler, R. C. (2019b). The World Health Organization World Mental Health International College Student initiative: an overview. International Journal of Methods in Psychiatric Research, 28(2), e1761. https://doi.org/10.1002/mpr.1761
Dorais, S., & Gutierrez, D. (2021). The effectiveness of a centering meditation intervention on college stress and mindfulness: a randomized controlled trial. Frontiers in Psychology, 12, 720824. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.720824
Edwards, D. J., Rainey, E., Boukouvala, V., Wells, Y., Bennett, P., Tree, J., & Kemp, A. H. (2019). Novel ACT-based eHealth psychoeducational intervention for students with mental distress: a study protocol for a mixed- methodology pilot trial. BMJ Open, 9(7), e029411. https://doi.org/10.1136/bmjopen-2019-029411
Facioli, A. M., Barros, A. F., Melo, M. C., Ogliari, I. C. M., & Custódio, R. J. M. (2020). Depression among nursing students and its association with academic life. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(1), e20180173. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0173
Fermann, I. L., Ledur, B., Beneton, E. R., Schmitt, M., Chaves, J. G., & Andretta, I. (2021). Use of internet and social media by university students: An emerging study field. Ciências Psicológicas, 15(1), e-2389. https://doi.org/10.22235/cp.v15i1.2389
Ferreira, L. P., & Rodrigues, M. A. F. (2021). Saúde mental em tempos de coronavírus: vídeos psicoeducativos como intervenção relevante na Atenção Primária à Saúde. Health Residencies Journal - HRJ, 2(9), 145-168.
Figueroa, C., Ayala, A., Trejo, L. A., Ramos, B., Briz, C. L., Noriega, I., & Chávez, A. (2023). Measuring the effectiveness of a multicomponent program to manage academic stress through a resilience to stress index. Sensors, 23(5), 1-19. https://doi.org/10.3390/s23052650
Fleck, M. P. A., Leal, O. F., Louzada, S., Xavier, M., Chachamovich, E., Vieira, G., Santos, L. dos, & Pinzon, V. (1999). Desenvolvimento da versão em português do instrumento de avaliação de qualidade de vida da OMS (WHOQOL-100). Revista Brasileira de Psiquiatria, 21(1), 19-28.
Fragelli, T. B. O., & Fragelli, R. R. (2021). Por que estudantes universitários apresentam estresse, ansiedade e depressão? Uma rapid review de estudos longitudinais. Revista Docência do Ensino Superior, 11, e029593. https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.29593
Freitas, P. H. B., Meireles, A. L., Barroso, S. M., Bandeira, M. B., Abreu, M. N. S., David, G. L., Paula, W., & Cardoso, C. S. (2022). Perfil de qualidade de vida e saúde mental de estudantes universitários da área da saúde. Research, Society and Development, 11(1), e35011125095. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i1.25095
Gherard-Donato, E. C. S., Quinhoneiro, D. C. G., Gimenez, L. B. H., Hernandes Siqueira, L. H., Serrano, K. V. D., & Zanetti, A. C. G. (2020). Efetividade de uma intervenção baseada em Mindfulness para redução de estresse e melhora da qualidade de vida em estudantes de enfermagem. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 16(3), 33-43. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.152589
Gonçalves, G. K., Santos, K. A., Ferreira, M. V. R., & Silva, R. M. (2022). Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área de saúde. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, 11(2), 232-243.
Hellinger, B. (2001). Ordens do amor. Cultrix. http://www.pensamento-cultrix.com.br
Jenkins, P. E., Ducker, I., Gooding, R., James, M., & Rutter-Eley, E. (2021). Anxiety and depression in a sample of UK college students: a study of prevalence, comorbidity, and quality of life. Journal of American College Health, 69(8), 813-819. https://doi.org/10.1080/07448481.2019.1709474
Justo, J. S., & Vasconcelos, M. S. (2009). Pensando a fotografia na pesquisa qualitativa em psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 9(3), 760-774. http://www.revispsi.uerj.br/v9n3/artigos/pdf/v9n3a13.pdf
Krifa, I., Hallez, Q., van Zyl, L. E., Braham, A., Sahli, J., Ben Nasr, S., & Shankland, R. (2022). Effectiveness of an online positive psychology intervention among Tunisian healthcare students on mental health and study engagement during the Covid-19 pandemic. Applied Psychology: Health and Well-Being, 14(4), 1228-1254.
Leão, A. M., Gomes, I. P., Ferreira, M. J. M., & Cavalcanti, L. P. G. (2018). Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, 42(4), 55-65. https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n4rb20180092
Leech, T., Dorstyn, D., Taylor, A., & Li, W. (2021). Mental health apps for adolescents and young adults: A systematic review of randomised controlled trials. Children and Youth Services Review, 127, 106073. https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2021.106073
Lelis, K. C. G., Nogueira Elvira Brito, R. V., Pinho, S., & Pinho, L. (2020). Sintomas de depressão, ansiedade e uso de medicamentos em universitários. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, 23, 9-14. https://doi.org/10.19131/rpesm.0267
Margotti, E., Sousa, J. G. de, & Braga, A. L. S. (2021). Qualidade de vida de acadêmicos de enfermagem de Universidade Pública do Norte brasileiro. Espaço Para a Saúde - Revista de Saúde Pública do Paraná, 22, e770. https://doi.org/10.22421/1517-7130/es.2021v22.e770
Martins, R. C. C., Silva, E. S., Vicente, J. G., & Grossi-Milani, R. (2022). Percepção dos estudantes sobre promoção da saúde no ensino superior e qualidade de vida. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, 35, 1-11. https://doi.org/10.5020/18061230.2022.12412
Mata, L. R. F., Pessalacia, J. D. R., Kuznier, T. P., Silva Neto, P. K., Castro Moura, C. de, & Santos, F. R. (2021). Daily lives of university students in the health area during the beginning of the Covid-19 pandemic in Brazil. Investigacion y Educacion en Enfermeria, 39(3), e07. https://doi.org/10.17533/udea.iee.v39n3e07
Metawee, M. M. A., & Shokier, Z. M. (2022). The effectiveness of a self-regulation program in improving the quality of university life among female students with physical disabilities. International Journal of Advanced Humanities Research, 2(2), 70-83. https://ijahr.journals.ekb.eg/
Miguel, A. Q. C., Tempski, P., Kobayasi, R., Mayer, F. B., & Martins, M. A. (2021). Predictive factors of quality of life among medical students: results from a multicentric study. BMC Psychology, 9(36), 1-13. https://doi.org/10.1186/s40359-021-00534-5
Morgado, T. M. M., Loureiro, L. M. J., & Botelho, M. A. R. (2022). Acceptability and feasibility of the ProLiSMental Psychoeducational Intervention to promote adolescents’ mental health literacy on anxiety in a school context. Issues in Mental Health Nursing, 43(6), 532-542.
Moutinho, I. L. D., Lucchetti, A. L. G., Ezequiel, O. S., & Lucchetti, G. (2019). Mental health and quality of life of Brazilian medical students: Incidence, prevalence, and associated factors within two years of follow-up. Psychiatry Research, 274, 306-312. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.psychres.2019.02.041
Murakami, K., Barros, G. C., Peres, C. M., Flauzino, R. H., & Colares, M. F. A. (2018). Atuações de um centro educacional e psicológico junto a estudantes universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(1), 109-119. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=isoDOI:http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n1p109
Novais, L. H., & Rezende, B. A. (2021). Estresse, qualidade de vida e pressão arterial de estudantes universitários. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 12(1), 183-199. https://doi.org/10.5433/2236-6407.2021v12n1p183
Okafor, U. A., Akinbo, S. R., Awolola, S. A., & Okoye, E. C. (2022). Musculoskeletal health, quality of life and level of physical activity among undergraduate students of University of Lagos. Scientific Journal Health & Science, 195-203.
Oliveira, P. R., Menezes, M. B., Brito, S. S., & Pinto, P. S. P. (2018). Psicoeducação das emoções e habilidades sociais: uma proposta de promoção e prevenção de saúde mental para adolescentes. Anais do Seminário Estudantil de Produção Acadêmica (pp. 1-14). http://www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa
Oliveira, E. N., Viana, L. S., Oliveira, L. S., Aragão, H. L., Sousa Filho, A. L., Sobrinho, N. V., & Ávila, A. M. A. (2019). Liga interdisciplinar em saúde mental: trilhando caminhos para a promoção em saúde. Saúde em Redes, 5(3), 317-327. https://doi.org/10.18310/24464813.2019v5n3p317327
Oliveira, L. S., Oliveira, E. N., Campos, M. P., Sobrinho, N. V., Aragão, H. L., & França, S. S. (2019). A música como estratégia de promoção de saúde mental entre estudantes universitários. Saúde em Redes, 5(3), 329-341. https://doi.org/10.18310/24464813.2019v5n3p329341
Oliveira, L. S., Oliveira, E. N., Costa, M. S. A., Campos, M. P., Vasconcelos, M. I. O., Costa, M. S. A., & Almeida, P. C. (2020). Qualidade de vida de estudantes de uma universidade pública do Ceará. Revista de Psicologia, 12(1), 72-85. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.6
Oliveira, P., & Muszkat, M. (2021). Revisão sistemática integrativa sobre métodos e estratégias para promoção de habilidades socioemocionais. Revista Psicopedagogia, 38(115), 91-103. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20210008
Ordem dos Enfermeiros. Regulamento No 356/2015, de 25 de junho. (2015). Diário da República. https://dre.pt/home/-/dre/67590900/details/maximized
Pembury Smith, M. Q. R., & Ruxton, G. D. (2020). Effective use of the McNemar test. Behavioral Ecology and Sociobiology, 74(133), 1-9. https://doi.org/10.1007/s00265-020-02916-y
Pinheiro-Carozzo, N. P., Silva, I. M., Murta, S. G., & Gato, J. (2020). Intervenções familiares para prevenir comportamentos de risco na adolescência: possibilidades a partir da Teoria Familiar Sistêmica. Pensando Famílias, 24(1), 207-223.
Portugal, A., & Melim, M. (2018). Divertidamente: avaliação da eficácia de um programa de intervenção nas competências socioemocionais. Psicologia, Educação e Cultura, 22, 232-248. www.ispgaya.pt
Rackoff, G. N., Fitzsimmons-Craft, E. E., Taylor, C. B., Eisenberg, D., Wilfley, D. E., & Newman, M. G. (2022). A randomized controlled trial of internet-based self- help for stress during the COVID-19 pandemic. Journal of Adolescent Health, 71(2), 157-163. https://doi.org/10.1016/j.jadohealth.2022.01.227
Ramón-Arbués, E., Echániz-Serrano, E., Martínez-Abadía, B., Antón-Solanas, I., Cobos-Rincón, A., Santolalla-Arnedo, I., Juárez-Vela, R., & Adam Jerue, B. (2022). Predictors of the quality of life of university students: a cross- sectional study. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19(19), 12043. https://doi.org/10.3390/ijerph191912043
Ramos, F. P., Andrade, A. L., Jardim, A. P., Ramalhete, J. N. L., Pirola, G. P., & Egert, C. (2018). Intervenções psicológicas com universitários em serviços de apoio ao estudante. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 19(2), 221-232. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=isoDOI:http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p221
Rangel, T. R., & Silva, A. J. (2019). O imaginário do arquivo em Divertida Mente: o papel dos agentes de memória na construção do ser informacional. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 17(1), 1-16. https://doi.org/10.20396/rdbci.v17i0.8652489
Ribeiro, I. K. S., Santos, F. R., Cruz, G. E. C. P., Ribeiro, H. C. T. C., Rates, H. F., Coelho, K. R., Silva, L. L. T., Schlosser, T. C. M., & Silveira, R. C. P. (2022). Qualidade de vida de uma comunidade universitária em trabalho remoto durante a pandemia do COVID-19. Research, Society and Development, 11(2), e30811224905. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.24905
Ritvo, P., Ahmad, F., Morr, C. El, Pirbaglou, M., & Moineddin, R. (2021). A mindfulness-based intervention for student depression, anxiety, and stress: randomized controlled trial. JMIR Mental Health, 8(1), e23491. https://doi.org/10.2196/23491
Rocha, A. M. C., Carvalho, M. B., Cypriano, C. P., & Ribeiro, M. M. F. (2020). Tratamento psíquico prévio ao ingresso na universidade: experiência de um serviço de apoio ao estudante. Revista Brasileira de Educação Médica, 44(3), e077. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.3-20190299
Rodrigues, I. J. P. (2022). Literacia em saúde mental - empoderar o adolescente que manifesta comportamentos de risco [Dissertação de mestrado, Universidade de Évora]. http://hdl.handle.net/10174/32963
Rodrigues Júnior, W. E., & Reis, L. M. (2020). A constelação familiar na (re)estruturação dos vínculos afetivos. Civlistica.Com, 9(3), 1-28. https://www.conjur.com.br/2016-nov-11/novos-desafios-mediacao-
Ryal, J. J., Perli, V. A. S., Marques, D. C. S., Sordi, A. F., Marques, M. G. S., Camilo, M. L., Milani, R. G., Mota, J., Valdés- Badilla, P., & Magnani Branco, B. H. (2023). Effects of a multi-professional intervention on mental health of middle-aged overweight survivors of COVID-19: a clinical trial. International Journal of Environmental Research and Public Health, 20(5), 4132. https://doi.org/10.3390/ijerph20054132
Shabahang, R., Aruguete, M. S., & McCutcheon, L. (2021). Video-based cognitive-behavioral intervention for COVID-19 anxiety: a randomized controlled trial. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 43(2), 141-150. https://doi.org/10.47626/2237-6089-2020-0056
Shehab, A. A. S. (2021). A randomized controlled trial of psychological outcomes of mobile guided resonant frequency breathing in young adults with elevated stress during the covid-19 pandemic. The City University of New York.
Silva, T. D. (2020). Ação afirmativa e população negra na educação superior: acesso e perfil discente. Texto Para Discussão, no 2569. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Simonsson, O., Bazin, O., Fisher, S. D., & Goldberg, S. B. (2021). Effects of an eight-week, online mindfulness program on anxiety and depression in university students during COVID-19: a randomized controlled trial. Psychiatry Research, 305, 114222. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2021.114222
Soares, A. B., Porto, A. M., Lima, C. A., Gomes, C., Rodrigues, D. A., Zanoteli, R., Santos, Z. A., Fernandes, A., & Medeiros, H. (2018). Vivências, habilidades sociais e comportamentos sociais de universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34, e34311. https://doi.org/10.1590/0102.3772e34311
Sun, S., Lin, D., Goldberg, S., Shen, Z., Chen, P., Qiao, S., Brewer, J., Loucks, E., & Operario, D. (2021). A mindfulness- based mobile health (mHealth) intervention among psychologically distressed university students in quarantine during the COVID-19 pandemic: a randomized controlled trial. Journal of Counseling Psychology, 69(2), 157-171. https://doi.org/10.1037/cou0000568
Trigueiro, E. S. O., Barreto, L. K. S., Peixoto, C. O. B., Coêlho, Í. P., Santos, L. F., Balena, K. M., Gomes, M. E. C., Silva, J. M. F. L., & Bezerra, Y. M. (2021). Saúde mental em estudantes universitários: elementos para o debate. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, 9(1), 871-881. https://doi.org/10.16891/2317-434x.v9.e1.a2021.pp871-881
Universidade Federal de Goiás. (2012). Goiânia: Resolução – CEPEC Nº1122. Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.
Vaz, R. A., & Vaz, W. M. (2019). O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 14(4), e3404.
Vieira, F. S. T., Muraro, A. P., Rodrigues, P. R. M., Sichieri, R., Pereira, R. A., & Ferreira, M. G. (2021). Lifestyle- related behaviors and depressive symptoms in college students. Cadernos de Saúde Pública, 37(10), e00202920. https://doi.org/10.1590/0102-311X00202920
Watte, A. P., Zuge, S. S., Morari, D. L., Martins, R. S., & Brum, C. N. (2022). Ações de educação em saúde relacionadas ao contexto biopsicossocial e qualidade de vida de estudantes universitários em tempos da COVID-19: relato de experiência. Research, Society and Development, 11(7), e41611730267. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30267
WHOQOL Group. (1995). The World Health Organization quality of life assessment (WHOQOL): position paper from the World Health Organization. Social Science & Medicine, 41, 1403-1410. https://doi.org/10.1016/0277-9536(95)00112-KGet
World Health Organization. (2012). Programme on mental health - WHOQOL user manual. World Health Organization
Yao, Q., Yang, F., Li, H., Tang, K., & Liu, C. (2022). Health-related quality of life of young academics: a cross-sectional survey of universities in Wuhan, China. Frontiers in Psychology, 13, 996219. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.996219
Zhou, S. J., Zhang, L. G., Wang, L. L., Guo, Z. C., Wang, J. Q., Chen, J. C., Liu, M., Chen, X., & Chen, J. X. (2020). Prevalence and socio-demographic correlates of psychological health problems in Chinese adolescents during the outbreak of COVID-19. European Child and Adolescent Psychiatry, 29(6), 749-758. https://doi.org/10.1007/s00787-020-01541-4
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Assis Carvalho, Leandro do Prado Assunção, Keila Correia de Alcântara, Flávio Marques Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.