Instrumentos para avaliação da memória operacional infantil

uma revisão sistemática

Autores

  • Michéli da Silva Jacobi Instituto de Pós-Graduação (IPOG)

DOI:

https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240045

Palavras-chave:

Memória Operacional, Crianças, Testes, Instrumentos

Resumo

A memória operacional refere-se à capacidade de sustentar mentalmente informações por curto prazo enquanto são manipuladas durante a realização de uma tarefa. Dessa forma, representa um importante componente das funções executivas para o desenvolvimento cognitivo. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura para identificar os principais instrumentos utilizados na avaliação da memória operacional em crianças. Foi realizado um levantamento, no mês de julho de 2023, nos bancos de dados (PePsic, PubMed, Medline e SciELO) com os descritores “working memory”, “child”, “test”, instrument”. A busca foi limitada aos artigos publicados nos idiomas inglês e português, dos últimos oito anos. Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos foram: a) ser estudo empírico; b) incluir na amostra crianças; c) empregar testes ou instrumentos para a avaliação da memória operacional. Foram excluídos os estudos que apareceram em mais de uma base de dados, bem como aqueles que não cumpriram os requisitos estabelecidos nos critérios de inclusão. Foram recuperados, inicialmente, 76 artigos, dos quais 14 foram selecionados. Com a revisão efetuada, foi possível descrever diferentes tarefas a partir de um modelo cognitivo. Cabe ressaltar a necessidade de mais estudos nessa temática, em especial estudos psicométricos para a construção e a validação de instrumentos, bem como o refinamento sobre o entendimento da memória operacional, enriquecendo o processo de investigação nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michéli da Silva Jacobi, Instituto de Pós-Graduação (IPOG)

Mestre em Psicologia; Instituto de Pós-Graduação (IPOG).

Referências

Aubry, A., Gonthier, C., & Bourdin, B. (2021). Explaining the high working memory capacity of gifted children: Contributions of processing skills and executive control. Acta Psychologica, 218, e103358. https://doi.org/10.1016/j.actpsy.2021.103358

Baddeley, A. (2003). Working memory: Looking back and looking forward. Nature Reviews Neuroscience, 4(10), 829-839. https://doi.org/10.1038/nrn1201

Baddeley, A. D. (1986). Working memory. Oxford University Press.

Baddeley, A. D. (2000). The episodic buffer: A new component of working memory? Trends in Cognitive Sciences, 4(11), 417-423. https://doi.org/10.1016/S1364-6613(00)01538-2

Baddeley, A. D. (2011). Memória de trabalho. In A. D. Baddeley, M. W. Eysenck, & M. C. Anderson (Orgs.), Memória (pp. 54-82). Artmed.

Baddeley, A. D., & Hitch, G. J. (1974). Working memory. In G. H. Bower (Org.), The psychology of learning and motivation (pp. 47-90). Academic Press.

Baddeley, A. D., & Hitch, G. J. (2000). Development of working memory: Should the Pascual-Leone and the Baddeley & Hitch models be merged? Journal of Experimental Child Psychology, 77(2), 128-137. https://doi.org/10.1006/jecp.2000.2592

Büttow, C. S., & Figueiredo, V. L. M. (2019). O índice de memoria operacional do WISC-IV na avaliação do TDAH. Psico-USF, 24(1), 109-117. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240109

Chalmers, K. A., & Freeman, E. E. (2018). A comparison of single and multi-test working memory assessments in predicting academic achievement in children. The Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, 152(8), 613-629. https://doi.org/10.1080/00223980.2018.1491469

Cohen, R. J., Swerdlik, M. E., & Sturman, E. D. (2014). Testagem e avaliação psicológica: Introdução a testes e medidas. AMGH.

Costa, S. A. A., & Souza, M. L. (2022). Tarefa escolar: Suporte parental e desempenho nas funções executivas. Revista Psicopedagogia, 39(120), 377-387. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20220041

D’Aurizio, G., Pompeo, I. D., Passarello, N., Lopez, E. T., Sorrentino, P., Curcio, G., & Mandolesi, L. (2023). Visuospatial working memory abilities in children analyzed by the bricks game task (BGT). Psychological Research, 87(7), 2111-2119. https://doi.org/10.1007/s00426-023-01803-1

Guardiano, M., Candeias, L., Guimarães, J. E., Viana, V., & Almeida, P. (2017). Perfil neuropsicológico em crianças com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: Avaliação da memória de trabalho. Acta Revista Pediátrica Portuguesa, 48(3), 229-235. https://hdl.handle.net/10216/110120

Izquierdo, I. (2011). Memória: Revista e ampliada. Artmed.

Jackson, E., Leitão, S., Claessen, M., & Boyes, M. (2021). Word learning and verbal working memory in children with developmental language disorder. Autism & Developmental Language Impairments, 31(6), 1-20. https://doi.org/10.1177/23969415211004109

Jarrold, C., & Baddeley, A. (2001). Short-term memory in Down syndrome: Applying the working memory model. Down Syndrome Research and Practice, 7(1), 17-23. https://doi.org/10.3104/reviews.110

Khoramian, S., & Soleymani, Z. (2018). Relationship between working memory and comprehension and expression of grammar in Farsi-speaking children with cochlear implants. International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology, 113, 240-247. https://doi.org/10.1016/j.ijporl.2018.08.006

Medina, G. B., Souza, F. F., & Guimarães, S. R. (2018). Funções executivas e leitura em crianças brasileitas com dislexia do desenvolvimento. Revista Psicopedagogia, 35(107), 168-179. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862018000200005&lng=pt&tlng=pt.

Downloads

Publicado

2024-12-01

Como Citar

Jacobi, M. da S. (2024). Instrumentos para avaliação da memória operacional infantil: uma revisão sistemática. Revista Psicopedagogia, 41(126), 599–609. https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240045

Edição

Seção

Artigo de Revisão