Como fazer avaliação sistemática e compreensiva do desenvolvimento da linguagem do escolar surdo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.51207/2179-4057.20240039Palavras-chave:
Surdo, Libras, Leitura Alfabética, Leitura Orofacial, Compreensão Leitora, Produção Escrita, Paralexia, ParagrafiaResumo
Este artigo introdutório descreve um compêndio em fase final de conclusão, a ser lançado em breve, que poderá ser importante para a educação bilíngue brasileira. O Compêndio de Avaliação da Linguagem do Escolar Surdo Brasileiro é resultado de um programa de pesquisa e desenvolvimento de 25 anos. O Programa de Avaliação do Desenvolvimento Linguístico do Aluno Surdo Brasileiro tem se dedicado a avaliar o grau de desenvolvimento da linguagem de alunos surdos do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, e as variáveis que favorecem ou dificultam o seu desenvolvimento. Este artigo introdutório descreve a estrutura do compêndio e sua relevância, e descreve sucintamente alguns dos instrumentos desenvolvidos para avaliar diversas habilidades, tais como compreensão de sinais de Libras, compreensão de leitura alfabética, compreensão de leitura orofacial de fala, compreensão de leitura de frases, nomeação de figuras e sinais por escrito, escrita sob ditado da fala recebida por leitura orofacial, entre outros. O artigo menciona de passagem alguns dos achados decorrentes das análises da amostra da pesquisa (por exemplo, dos 5.515 alunos surdos, 95% nasceram de pais ouvintes, sem parentes surdos) e dados de desempenho (por exemplo, alunos com deficiência auditiva prosperam na escola comum, enquanto surdos congênitos prosperam em escolas bilíngues). O artigo explora brevemente algumas implicações teóricas para futuros desenvolvimentos teóricos e de pesquisa.
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